PALAVRAS DO PASTOR JUNHO DE 2017

O Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do calendário Cristão, que comemora- segundo esse calendário- a fé dos Cristãos, a descida do Espirito Santo sobre os apóstolos e sobre Maria. Esta que é tida como mãe dos cristãoes e a mãe de Jesus.

O Pentecostes é celebrado cinquenta dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre depois do dia da ascensão de Jesus, isto porque Jesus ficou quarenta dias após a ressurreição, dando os últimos ensinamentos aos seus discípulos. Somando os três dias em que ficou na sepultura temos então quarenta e três dias para os cinquenta dias que completam a Páscoa, até o último dia da grande festa de Pentecostes. Os sete dias restantes foram os dias em que os discípulos permaneceram no Cenáculo até a descida do Espirito Santo – no dia de Pentecostes-.

Pentecostes, antigamente, era ligado ao festival judaico da colheita- comemora a entrega dos dez mandamentos do Monte Sinai- cinquenta dias depois do êxodo.

Para a vida cristã, para os católicos, o Pentecostes celebra a descida do Espirito Santo sobre os apóstolos e sobre todos os que seguem o Cristo Jesus, através do dom de línguas- como foi descrito no próprio Segundo testamento- durante aquela celebração judaica do dia de Jerusalém. Por essa razão, o dia de Pentecostes é considerado o dia do nascimento da igreja . Algumas igrejas- algumas paróquias- realizam a semana de Pentecostes, a semana do divino Espirito Santo. Então o dia da celebração litúrgica de Pentecostes coroa o evento.

Nós Cristãos, somos chamados a vivenciar esse tempo, esse momento da Bíblia, que é a vinda do Espirito Santo sobre todos nós, derramando sua graça e seus dons: Sabedoria, Discernimento, Conselho , Fortaleza, Temor de Deus. E tantos outros dons que Deus nos concede, para vivermos o evangelho de Jesus Cristo, para continuarmos propagando-o na pessoa de Jesus que subiu aos céus e confiou a sua igreja- que somos nós- para dar continuidade na evangelização, no anúncio do Reino de Deus. Amém!